Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Redução do consumo de água em Fortaleza e RMF fica abaixo da meta de contingência pelo 6º mês consecutivo

Redução do consumo de água em Fortaleza e RMF fica abaixo da meta de contingência pelo 6º mês consecutivo

Criado em Segunda, 20 Junho 2016 11:38

                           

A meta da contingência é calculada a partir da média de consumo registrado entre os meses de outubro de 2014 a setembro de 2015.

Implantada em dezembro de 2015, a tarifa de contingência aplicada pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) entra para o sexto mês sem conseguir atingir o resultado esperado na redução de 10% no consumo de água em Fortaleza e Região Metropolitana. No mês de maio, o consumo dos municípios com aplicação do mecanismo registrou redução de 4,5%, o que representa uma economia de 547.000 m³, quando comparado com média calculada entre os meses de outubro de 2014 e setembro de 2015.

“Temos atravessado um período crítico de escassez hídrica em nosso estado. Neste momento, a participação da população no consumo consciente da água é muito importante para que possamos garantir o abastecimento até a próxima quadra invernosa”, alerta Neuri Freitas, presidente da Cagece.

Em maio, 249 mil clientes tiveram a tarifa de contingência aplicada em suas contas por terem excedido a meta estabelecida para o consumo de água. Ao todo, foram arrecadados R$ 5,8 milhões com o mecanismo em maio. O recurso arrecadado pela Tarifa de Contingência é investido no enfrentamento à seca e a redução de perdas, conforme determinação das agências reguladoras.

Considerando o consumo acumulado, desde que a tarifa foi implantada, os consumidores de Fortaleza e RMF conseguiram reduzir cerca de 1,7 milhão de m3, valor equivalente ao esperado para os primeiros 40 dias de implantação da tarifa.

Nos municípios do interior do Estado, atendidos pela Cagece, aumentaram o consumo em aproximadamente 1,04 milhão de m³. Não é cobrada Tarifa de Contingência nesses municípios, apesar do alerta para o consumo responsável.

Para atingir a meta estabelecida pelo mecanismo de contingência, Fortaleza e RMF precisariam reduzir o volume consumido mensal em cerca de 1,2 milhão m³ do volume médio de água consumido. No total, a média de consumo em Fortaleza e RMF é de 12 milhões de m³.

A meta da contingência é calculada a partir da média de consumo registrado entre os meses de outubro de 2014 a setembro de 2015. A partir desta média, é necessário reduzir em 10% o consumo de água (meta). A Cagece possui aproximadamente 1 milhão de clientes em Fortaleza e Região Metropolitana.

Saiba mais
A tarifa de contingência é aplicada aos clientes da Cagece que não reduzirem o consumo de água, conforme meta definida para cada cliente e informada nas contas de novembro. O mecanismo, autorizado em novembro do ano passado pelas agências reguladoras no Estado, tem por objetivo estimular a redução do consumo de água durante período de escassez hídrica. A tarifa entrou em vigor na capital a partir do dia 19 de dezembro de 2015, e na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), no dia 20 de dezembro.

De acordo com as resoluções das agências reguladoras, ficam isentos da cobrança da tarifa clientes que consomem dentro da demanda mínima da categoria de seu imóvel, bem como hospitais, prontos-socorros, casas de saúde, delegacias, presídios, casas de detenção e as unidades de internato e semi-internato de adolescentes em conflito com a lei.

Serviço
Para saber mais sobre como funciona a tarifa de contingência, a Cagece disponibilizou na internet um guia explicativo sobre o mecanismo.O material pode ser acessado através do portal da Cagece (www.cagece.com.br). Para baixar o conteúdo, acesse o portal da Cagece e escolha a opção “Revisão e Tarifa de Contingência”, no menu à esquerda da tela, em seguida, clique em “Fique por dentro”.

Além disso, para facilitar, a Companhia também lançou na internet um simulador que permite conhecer a meta estabelecida pela contingência e calcular a conta. Para simular, é necessário ter em mãos o número de inscrição e o CPF ou CNPJ do cliente. O simulador está disponível no portal da Cagece (www.cagece.com.br), na aba de “Atendimento Virtual”, na opção “Tarifa de contingência”. Quem preferir, também pode acessar o simulador pelo celular, por meio do aplicativo Cagece Mobile.

Outras informações também podem ser obtidas pela Central de Atendimento, através do telefone 0800.275.0195, ou nas e lojas de atendimento da Cagece.

Ler 2108 vezes Última modificação em Segunda, 20 Junho 2016 16:24