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Consumo de água aumenta em Fortaleza e RMF

Criado em Sexta, 19 Fevereiro 2016 16:10

O aumento no volume consumido (617 mil m³) daria para abastecer uma cidade de 137 mil habitantes durante um mês.

Dois meses após implantação do mecanismo tarifário de contingência, resultados registrados pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) mostram que Fortaleza e Região Metropolitana (RMF) não conseguiram reduzir em 10% o consumo de água. De acordo com Nota Técnica da Companhia, o consumo nos meses de dezembro de 2015 e janeiro de 2016 registrou aumento médio de 2,5% nas cidades com tarifa de contingência. O percentual representa um aumento de 617 mil m³ em volume de água consumido nos dois primeiros meses do ano, quando comparado com média calculada entre os meses de outubro de 2014 e setembro de 2015.

O aumento no volume consumido (617 mil m³) daria para abastecer uma cidade de 137 mil habitantes durante um mês.

Em dezembro de 2015, após o dia 19, quando o mecanismo tarifário começou a ser aplicado, cerca de 70 mil clientes pagaram tarifa de contingência, o que representa um percentual de 7% do total de clientes da Cagece em Fortaleza e RMF. Neste mês, a Companhia registrou aumento de 310 mil m³ no consumo de água. O volume maior representou uma arrecadação de R$ 12.500 com a tarifa.

Já no mês de janeiro deste ano, a tarifa de contingência foi aplicada em cerca de 292 mil clientes, gerando uma arrecadação de aproximadamente R$ 1,6 milhão. O aumento do volume de água consumido em Fortaleza e RMF no primeiro mês do ano foi de aproximadamente 307 mil m³.

Em termos percentuais, cerca de 29% do total de clientes da Cagece em Fortaleza e RMF, pagaram tarifa de contingência em janeiro.

Para atingir a meta estabelecida pelo mecanismo de contingência, Fortaleza e RMF precisaria reduzir o volume consumido mensal em cerca de 1.200 milhão m³ do volume médio de água consumido. No total, a média de consumo em Fortaleza e RMF é de 12 milhões de m³.

A meta da contingência é calculada a partir da média de consumo registrado entre os meses de outubro de 2014 a setembro de 2015. A partir desta média, é necessário reduzir em 10% o consumo de água (meta). A Cagece possui aproximadamente 1 milhão de clientes em Fortaleza e Região Metropolitana.

Saiba mais
A tarifa de contingência é aplicada aos clientes da Cagece que não reduzirem o consumo de água, conforme meta definida para cada cliente e informada nas contas de novembro. O mecanismo, autorizado em novembro do ano passado pelas agências reguladoras no Estado, tem por objetivo estimular a redução do consumo de água durante período de escassez hídrica. A tarifa entrou em vigor na capital a partir do dia 19 de dezembro de 2015, e na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), no dia 20 de dezembro.

De acordo com as resoluções das agências reguladoras, ficam isentos da cobrança da tarifa clientes que consomem dentro da demanda mínima da categoria de seu imóvel, bem como hospitais, prontos-socorros, casas de saúde, delegacias, presídios, casas de detenção e as unidades de internato e semi-internato de adolescentes em conflito com a lei.

Serviço
Para saber mais sobre como funciona a tarifa de contingência, a Cagece disponibilizou na internet um guia explicativo sobre o mecanismo.O material pode ser acessado através do portal da Cagece (www.cagece.com.br). Para baixar o conteúdo, acesse o portal da Cagece e escolha a opção “Revisão e Tarifa de Contingência”, no menu à esquerda da tela, em seguida, clique em “Fique por dentro”.

Além disso, para facilitar, a Companhia também lançou na internet um simulador que permite conhecer a meta estabelecida pela contingência e calcular a conta. Para simular, é necessário ter em mãos o número de inscrição e o CPF ou CNPJ do cliente. O simulador está disponível no portal da Cagece (www.cagece.com.br), na aba de “Atendimento Virtual”, na opção “Tarifa de contingência”. Quem preferir, também pode acessar o simulador pelo celular, por meio do aplicativo Cagece Mobile.

Outras informações também podem ser obtidas pela Central de Atendimento, através do telefone 0800.275.0195, ou nas e lojas de atendimento da Cagece.

Ler 1586 vezes Última modificação em Sexta, 19 Fevereiro 2016 16:13