Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Cagece utiliza celulares no controle operacional

Cagece utiliza celulares no controle operacional

Criado em Terça, 17 Agosto 2010 10:56
Quarenta aparelhos smartphone já agilizam a comunicação de dados operacionais da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

Quarenta aparelhos smartphone jáagilizam a comunicação de dados operacionais da Companhia de Água eEsgoto do Ceará (Cagece). Desde maio de 2010, a empresa implantou osistema em 26 localidades, permitindo aos técnicos enviar os dadosdiários, sobre volumes operacionais e de mananciais, consumo deenergia, qualidade da água e produtos químicos utilizados, entreoutros.

Ao todo é uma média de 2.400 itens decontrole enviados por dia, ou 72 mil trocas de dados por mês. Isso épossível por meio de um software especificamente desenvolvido pelaCagece para este fim. A ideia é chegar, o mais brevemente, a 51localidades atendidas pelo mesmo procedimento.

A iniciativa beneficia diretamente ocliente, pois permite à Cagece monitorar a qualidade do serviçooferecido à população. Por exemplo, a troca dos dados on line permitevisualizar em tempo real qualquer alteração nos parâmetros de qualidadeda água que chega aos moradores. Com isso, são tomadas providências emtempo recorde, como forma de não afetar os clientes.

O controle on line do consumo de energia é mais uma forma da Cagececontribuir para a preservação do meio ambiente. Isso porque possibilitauma maior eficiência energética, ou seja, a utilização adequada daenergia tão preciosa para as atividades humanas.

Ler 1498 vezes