Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Mais de 450 mil cearenses de comunidades rurais já possuem sistema de abastecimento de água

Mais de 450 mil cearenses de comunidades rurais já possuem sistema de abastecimento de água

Criado em Quarta, 16 Setembro 2015 09:57

Somente no primeiro semestre deste ano, 54 localidades foram filiadas para operar com o sistema, atendendo mais de seis mil famílias.

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), por meio do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), beneficia mais de 450 mil moradores de comunidades rurais no Estado. O programa, desenvolvido desde 1996, atende 133 municípios, abrangendo mais de 800 localidades. Somente no primeiro semestre deste ano, 54 localidades foram filiadas para operar com o sistema, atendendo mais de seis mil famílias.

O Sisar é formado por associações comunitárias, representantes das populações atendidas, que, em parceria com a Cagece, favorece pequenas comunidades e visa garantir, ao longo prazo, o desenvolvimento e manutenção dos projetos implantados pela Companhia de forma autossustentável.

De acordo com Valéria Melo, responsável pela capacitação social do Sisar em Fortaleza, o sistema reduziu os custos da população. “Os moradores tinham uma despesa muito grande para conseguir água. Hoje, com o Sisar, essa despesa caiu”, conta. Valéria comenta, ainda, sobre a importância da população participar de forma voluntária como agente fiscalizador na gestão do sistema. "A comunidade será a própria beneficiada, então é imprescindível a sua participação", afirma.

Atualmente, três estados do Nordeste (Bahia, Piauí e Ceará), executam o Sisar como sistema de gestão de abastecimento de água. No Ceará, estado pioneiro desta iniciativa, o modelo já opera há quase 15 anos.

Saiba Mais
Em setembro deste ano, a Cagece participou do VI Encontro Latinoamericano de Gestão Comunitária de Água, em Olmué, no Chile, onde apresentou a experiência do Sisar no Estado.

Ler 828 vezes Última modificação em Quarta, 16 Setembro 2015 10:28