Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Modelo Sisar será implantado em localidade de Alagoas

Modelo Sisar será implantado em localidade de Alagoas

Criado em Segunda, 12 Janeiro 2015 00:00
Logomarca do Sisar. Logomarca do Sisar. Logo Sisar

Do dia 12 ao dia 16, especialistas da Cagece estarão em Alagoas difundindo o modelo de gestão do Sistema Intergrado de Saneamento Rural (Sisar).

        A Cagece firmou parceria com a Companhia de Abastecimento de Alagoas – Casal, para implantar um modelo experimental da gestão do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar). Entre os dias 12 e 16 de janeiro, representantes da Cagece conhecerão o local onde será instalado o piloto do sistema e apresentarão o modelo de gestão.

        A Casal realizou um estudo para identificar qual a região do estado que iria receber o projeto piloto. A localidade escolhida havia um histórico de abastecimento de água complicado e a sua situação atual ainda é de dificuldade no abastecimento.

        A parceria tem o objetivo de auxiliar o estado com a administração do saneamento rural. Durante a visita, os três especialistas da Cagece irão apresentar as melhorias que o modelo de gestão poderão trazer para a administração do abastecimento rural da região. Os representantes levarão orientações sobre as políticas de saneamento rural, sobre as obras que são desenvolvidas na área agrícola e ministrarão capacitação para o gerenciamento da unidade de saneamento.

        O Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) é um modelo de gestão de saneamento rural que foi aplicado pela primeira vez, no Ceará, em 1996, por intermédio de um banco alemão e a Cagece. Existem oito Sisars no Estado. Cada um é uma organização não-governamental (ONG), sem fins lucrativos, composta pelas associações das comunidades beneficiadas. O objetivo do Sisar é que a própria comunidade rural administre o sistema de abastecimento de água de forma autossustentável. A Cagece coordena e fiscaliza o gerenciamento de cada Sisar.

        O modelo é adotado em 528 localidades, distribuídas em 119 municípios. São aproximadamente 433 mil pessoas beneficiadas com o sistema nas bacias hidrográficas localizadas em Fortaleza, Crateús, Sobral, Juazeiro do Norte, Acopiara, Quixadá, Russas e Itapipoca.

Ler 1810 vezes Última modificação em Segunda, 12 Janeiro 2015 14:13