Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Moradores começam a receber documento da Carta Cariri

Moradores começam a receber documento da Carta Cariri

Criado em Sexta, 12 Dezembro 2014 00:00
Carta Cariri. Carta Cariri. Fotos: Cagece

Os moradores de Juazeiro e Barbalha estão recebendo a Carta Cariri, como parte do esforço para sensibilizar a população para a necessidade de se interligar à rede de esgoto.

A Carta Cariri está sendo entregue aos moradores de Juazeiro do Norte e Barbalha que já foram beneficiados com rede de esgoto, mas ainda não interligaram seus imóveis. Deverão ser sensibilizadas cerca de 20 mil pessoas sobre os benefícios da interligação com a rede de esgoto. Atualmente, nessa região, somente cerca de 20% das residências com rede de esgoto estão efetivamente interligadas.

O movimento Carta Cariri surgiu devido ao baixo índice de utilização da rede de esgoto na região e a necessidade de preservação do manancial subterrâneo que abastece o Cariri. As ações são uma iniciativa conjunta da Cagece, Prefeituras, Arce, Cogerh, do Ministério Público do Ceará, Instituto Federal do Ceará (campus Juazeiro do Norte), Instituto Trata Brasil e do Governo do Estado. Além da entrega da Carta, já estão previstos projetos de educação ambiental com crianças e jovens, apresentações sobre o programa, entre outras ações.

A região do Cariri foi escolhida para iniciar o movimento, por ser abastecida por um importante aqüífero, que pode ser diretamente afetado com a disposição indevida dos esgotos. Constatou-se que apesar dos investimentos na expansão dos sistemas de esgoto, existe uma resistência da população em utilizar a rede, devido ao desconhecimento das consequências da poluição ao meio ambiente. Caso haja poluentes na água de abastecimento, estes acarretam risco de doenças decorrentes da ingestão ou utilização da água.

Ler 1345 vezes