Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Cagece executa um trecho do Macrossistema de Esgoto em Fortaleza

Cagece executa um trecho do Macrossistema de Esgoto em Fortaleza

Criado em Terça, 15 Julho 2014 00:00
Macrossistema de Esgoto Macrossistema de Esgoto

Um trecho do Macrossistema de Esgoto de Fortaleza está sendo executando, dentro das instalações do Exército no Dias Macêdo. São 740 metros de tubulações.

 

 

 

A Cagece executa, desde junho, um trecho das obras do Macrossistema de Esgoto de Fortaleza. Trata-se do assentamento de uma tubulação com 900 milímetros de diâmetro e 740 metros de extensão, no trecho que vai da avenida Dedé Brasil até a BR 116, nas proximidades do Makro. A rede passa por dentro das instalações do Exército Brasileiro no Dias Macêdo (10º Departamento de Suprimentos).

 

O trecho tem prazo inicial previsto de execução de 60 dias. Quando concluído, permitirá a interligação da sub-bacia CE4, que compreende a área que vai da Maraponga ao Itaperi; da sub-bacia CE5, que vai do Itaperi ao Dias Macedo; e da sub-bacia CE6, que atende o bairro Castelão e adjacências. Nesses setores, as redes coletoras ainda estão sendo executadas e as estações elevatórias encontram-se em fase de montagem.

 

Quando iniciar a operação do sistema de esgotamento sanitário nessas três sub-bacias, que será feita por parte, Fortaleza saltará para uma cobertura de 67%. Serão cerca de 121 mil pessoas atendidas com rede de esgoto em nove bairros (Dias Macêdo, Itaperi, Serrinha, Parangaba, Maraponga, Vila peri, Vila Manoel Sátiro, Mata galinha e Castelão).

 

Macrossistema de Esgoto de Fortaleza

 

Quando concluída, a obra do Macrossistema de Esgoto receberá a demanda das sub-bacias CE4, CE5, CE6, CD1, CD2 e CD3, que ficam às margens do Rio Cocó. As três últimas, tiveram as obras iniciadas também em junho. O investimento total do projeto é de R$ 82,1 milhões, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Governo do Estado do Ceará, o macrossistema vai atender diretamente cerca de 235 mil pessoas em 20 bairros de Fortaleza.

 

Bairros a serem atendidos: Dias Macêdo, Itaperi, Parangaba, Serrinha, Parque Manibura, Cocó, Edson Queiroz, Cambeba, Cidade dos Funcionários, Salinas, Guararapes,Luciano Cavalcante, Cajazeiras, Parque Iracema, Barroso, Maraponga, Vila Peri, Vila Manoel Sátiro, Mata Galinha e Castelão.

 

CD1, CD2, CD3 - A Cagece iniciou a primeira etapa da obra de ampliação de esgoto, nas sub-bacias CD1, CD2 e CD3, em Fortaleza. O investimento total previsto é de R$ 104,6 milhões, com recursos do FGTS e Tesouro do Estado. Serão atendidos com sistema de esgotamento sanitário dez bairros das três sub-bacias da margem direita do Rio Cocó.

 

Os bairros atendidos pela ampliação serão Parque Manibura, Cocó, Edson Queiroz, Cambeba, Cidade dos Funcionários, Salinas, Guararapes, Luciano Cavalcante, Cajazeiras e Parque Iracema.

Serão assentados 166.049,42 metros de tubos de esgoto, 13.527 ligações de esgoto, 5.123 metros de linha de recalque e 4.247 metros de emissário de recalque. A obra também consta de seis estações elevatórias de esgoto.

Ler 1970 vezes Última modificação em Terça, 15 Julho 2014 11:53