Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Reajuste médio foi autorizado de 7,5071% no Interior e de 7,3% em Fortaleza

Reajuste médio foi autorizado de 7,5071% no Interior e de 7,3% em Fortaleza

Criado em Sexta, 13 Junho 2014 00:00
Fatura da Cagece. Fatura da Cagece.

Foi publicado no dia 06/06 o reajuste tarifário da Cagece para Fortaleza e para o Interior, passando a valer após 30 dias.

 

Foi aprovado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado do Ceará (Arce) o reajuste médio de 7,5071% para água e esgoto no Interior. Também foi aprovado o reajuste médio de 7,3% para Fortaleza, pela Agência de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFOR). Atualmente, a Cagece opera os serviços de água e esgoto de 149 municípios no Interior e do município de Fortaleza. Os percentuais aprovados começam a valer 30 dias após a publicação pela Cagece, no dia 06/06.

O reajuste contempla os serviços de água e esgoto de forma linear, ou seja, igual para todas as categorias e faixas de consumo. Lembrando que a tarifa da Cagece está entre as cinco menores do Brasil. Outro ponto a ser ressaltado é que o cliente da rede de esgoto paga pelo serviço de coleta e tratamento do mesmo apenas 80% do volume faturado de água.  Apesar disso, na prática, a Companhia continua tratando 100% do esgoto produzido nos imóveis. Esta é uma medida que a Companhia adota como forma de estimular o uso do sistema de esgotamento sanitário e proporcionar à população os benefícios à saúde e qualidade de vida que o serviço possibilita.

No Interior, o reajuste foi aprovado pela Arce através do reposicionamento tarifário com base no IGPM e no índice de produtividade e de qualidade. Na Capital, o percentual foi aprovado pela Acfor com base no IGPM acumulado de abril de 2013 a março de 2014. No interior, a Cagece beneficia 2.763.716 habitantes com seus serviços. Já em Fortaleza são 2.527.320 pessoas.

Vale ressaltar que a estrutura tarifária da Cagece adota várias faixas de consumo. Além disso, por ser progressiva, variando de acordo com o aumento de consumo, a estrutura incentiva o consumo consciente, evitando assim o desperdício da água tratada, numa demonstração de preocupação com o meio ambiente.

Como exemplo de clientes contemplados com tarifa diferenciada, podemos citar que para os que se enquadram dentro categoria “residencial social”, a Cagece cobra através do consumo real com distribuição uniforme do subsídio para consumo até 10 m³. Esta categoria de clientes que utiliza a rede de água paga de R$ 0,79 a R$ 7,90, variando de acordo com os metros cúbicos (m³) consumidos.

Instituições filantrópicas

A Cagece possui a categoria “instituição filantrópica”, que engloba instituições de caráter social, beneficente ou filantrópico mantidas por doações, sem fonte de renda própria. Com isso, a Companhia oferece uma tarifa diferenciada como forma de apoiar essas instituições. Para fazer parte dessa categoria, as instituições interessadas devem entrar em contato com a Cagece, que analisará as propostas.

Comercial popular

Para esta categoria existe uma demanda mínima de 7m³ e máxima de 13 m³ de água, contribuindo assim para a geração de novos comércios nos bairros, através de uma tarifa módica para o seu porte.

Ler 3193 vezes