Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Cagece realiza Assembleia Geral Ordinária de constituição da Rede Sisar

Cagece realiza Assembleia Geral Ordinária de constituição da Rede Sisar

Criado em Sexta, 02 Maio 2014 00:00

Rede Sisar permitirá mais acesso a recursos na área de saneamento rural, buscando a universalização dos serviços.

 

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) realiza, nesta terça-feira, 6 de maio, em sua sede, a Assembleia Geral Ordinária (AGO) de constituição da Rede Sisar. O evento tem como objetivo a constituição da Rede como entidade, para posterior transformação em Organização Social (OS), por aprovação do Governo do Estado.

A ideia da Rede Sisar é fortalecer o saneamento rural, possibilitando a captação de recursos para incrementar o acesso a água potável em comunidades de pequeno porte, que vem sendo proporcionado por meio do modelo de Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar). Dessa forma, os oito Sisars existentes, passarão a constituir uma Confederação de Associações.

Na ocasião da AGO, serão discutidos a implantação e a melhoria de Sistemas de Abastecimento de Água (SAA), bem como a reabilitação de SAA existentes para filiação aos Sisars. A programação contará também com a eleição de um membro (efetivo e suplente) para compor o Conselho de Administração. Além disso haverá eleição dos três gestores (técnico, social e administrativo-financeiro) para Conselho Consultivo e eleição de dois representantes para compor a Diretoria Provisória. O evento constará com a posse dos eleitos acima que constituirão a Rede Sisar.

A Rede Sisar é uma iniciativa do Governo do Estado e do Banco KFW, aprovada no início do mês de abril, para dar continuidade ao modelo do Sisar no estado do Ceará. Os Sisars beneficiam pequenas comunidades e têm por objetivo garantir, em longo prazo, o desenvolvimento e manutenção dos sistemas de água implantados pela Companhia de forma autossustentável. Cada um desses Sisars constitui uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos, formada pelas associações comunitárias que representam as populações atendidas, com a participação e orientação da Cagece.

O Sisar já é referência nacional em gestão do saneamento rural, tendo sido modelo para outras experiências no semiárido brasileiro e em outros países. Vale ressaltar que o projeto já recebeu comitivas internacionais com especialistas da área de saneamento básico. Atualmente, existe um Sisar para cada uma das oito bacias hidrográficas do Ceará. O Sistema começou a ser implantado no Ceará em 1995, inicialmente na Bacia do Acaraú e Coreaú, com sede em Sobral.

Ler 1093 vezes