Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Pingo e Gota em ações para os pequenos

Pingo e Gota em ações para os pequenos

Criado em Segunda, 14 Abril 2014 00:00

As equipes de educação ambiental sensibilizam a população, incluindo as crianças, sobre a necessidade de evitar desperdício de água.

 

Além das ações voltadas para adultos e comunidades, a Cagece também busca conscientizar as crianças contra o desperdício de água no mundo. Para tanto, a conhecida dupla de mascotes da Companhia, Pingo e Gota, percorrem o Ceará, visitando escolas e regiões carentes com o projeto “Esquadrão Contra o Desperdício”, espalhando o conhecimento de forma educativa.

Com o projeto, Pingo e Gota realizam um show teatral por onde passam. Com toda a diversão da atividade lúdica, os jovens se interessam e fazem parte, figurativamente, da tropa do Esquadrão. Ações como a dos mascotes são fundamentais para a conscientização dos mais jovens, que podem transmitir o conhecimento para pais e familiares, disseminando a cultura da economia de água.

Entre as ações de economia que Pingo e Gota ensinam para as crianças, estão: fechar a torneira enquanto se escova os dentes, chuveiro fechado durante a lavagem do cabelo, além de outros. Nesta Semana da Água, os mascotes representam mais uma vertente de aprendizado e conscientização por parte da Cagece.

Na Intranet, os colaboradores podem ter acesso a um desenho animado dos mascotes, onde os protagonistas auxiliam um grupo de crianças a economizarem água e ajudar nas finanças de casa. O vídeo também pode ser encontrado no Youtube, com o título “Esquadrão Contra o Desperdício”.

Como economizar água em casa

No chuveiro

Um banho de 15 minutos pode gastar até 135 litros de água. Se o tempo for reduzido para 5 minutos, o consumo passa a ser de 45 litros. Lembrando que o gasto pode ser reduzido ainda mais se a torneira não for totalmente aberta.

No vaso sanitário

O correto uso do vaso sanitário é essencial para economia de água. O vaso sanitário é o principal vilão do banheiro. Uma simples descarga pode gastar até 30 litros de água. Além de manter a boia funcionando corretamente é necessário evitar que lixo como cabelo, fio dental, absorvente, papel higiênico e outros objetos vão parar na privada.

Na torneira

Uma torneira aberta pode desperdiçar de 12 a 20 litros de água por minuto. Enquanto escova os dentes, ensaboa a louça ou faz a barba, feche a torneira. Ao fechar verifique se ficou bem fechada, pois uma torneira gotejando gasta até 45 litros de água por dia. Fazendo assim você estará contribuindo com o seu bolso e com o meio ambiente.

Na máquina de lavar

Para economizar água ao utilizar a lavadora de roupas é recomendável lavar de uma só vez a quantidade máxima de roupas, seguindo as instruções do fabricante. Além de água você economizará também energia elétrica.

Ler 1942 vezes Última modificação em Segunda, 14 Abril 2014 16:04