Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Cagece realiza processo de descontaminação de suas lâmpadas

Cagece realiza processo de descontaminação de suas lâmpadas

Criado em Terça, 19 Novembro 2013 13:23

A quantidade de mercúrio contido em uma única lâmpada fluorescente torna não potável cerca de 20 mil litros de água.

A retirada do mercúrio, de forma ambientalmente segura, foi feita em 4 mil lâmpadas fluorescentes nesta segunda-feira, 18, na sede da Companhia. O processo se deu por meio de um equipamento denominado “papa-lâmpadas”.

Com a introdução de uma política de eficiência energética, a ausência das lâmpadas incandescentes nas prateleiras de varejistas brasileiros é cada vez mais comum. Elas vêm cedendo lugar às lâmpadas fluorescentes, que são mais eficientes e econômicas. Mas é preciso ressaltar que esses novos produtos possuem, também, em sua composição, materiais químicos que apresentam riscos à saúde e, por isso, necessitam que seu descarte seja feito de forma correta.


A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), atenta às ações que possam melhorar a saúde e a preservação do meio ambiente, recebeu nesta segunda-feira, 18, uma empresa especializada em descontaminação de lâmpadas fluorescentes. Cerca de 4 mil lâmpadas, coletadas em todas as Unidades da Companhia, na Capital, passaram pelo processo.


A descontaminação se dá quando o vapor de mercúrio é absorvido por um filtro à base de carvão ativado. Este filtro, depois de saturado, é levado para uma câmara, onde o mercúrio é submetido a alta temperatura e, em seguida, resfriado, retornando ao estado líquido. Com isso, o material processado poderá ser reutilizado.


A quantidade de mercúrio contido em uma única lâmpada fluorescente torna não potável cerca de 20 mil litros de água. Por isso, a Cagece vivencia e compartilha com seus colaboradores uma conduta ambientalmente correta e segura para com os seus resíduos gerados por lâmpadas, pilhas, baterias e outros materiais nocivos à natureza.

Ler 1302 vezes Última modificação em Terça, 19 Novembro 2013 16:25