Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Presidente Lula entrega prêmio à companhia de água do Ceará

Presidente Lula entrega prêmio à companhia de água do Ceará

Criado em Terça, 23 Novembro 2010 10:08
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) recebe, no próximo dia 24, o prêmio Gespública, do Ministério do Planejamento. A entrega será feita pelo presidente Lula, em Brasília, e reconhece a excelência na gestão de água tratada e esgotamento sanitário no Ceará. A Cagece recebe, ainda, outros dois reconhecimentos: o Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) e o Prêmio Ceará Gestão Pública.

     Opresidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, entrega, no próximodia 24, o Prêmio Nacional da Gestão Pública - PQGF à Companhia de Águae Esgoto do Ceará (Cagece). O prêmio, também conhecido como GesPública,tem como objetivo destacar, reconhecer e premiar as organizaçõespúblicas que tenham alto desempenho institucional. No caso da Cagece, agestão de água tratada e o esgotamento sanitário resultaram emreconhecimento nacional pelas por práticas de excelência em gestãoadotadas pela Companhia.

     Para asinstituições avaliadas, são utilizados os mesmos critérios que servemde parâmetro para prêmios como o Prêmio Nacional de Qualidade (Brasil),o Prêmio Europeu de Qualidade, o Prêmio Ibero-Americano de Qualidade eo Prêmio Malcoln Baldrige National Quality Award, dos EstadosUnidos.

     A Cagece foi aúnica companhia premiada no Nordeste e receberá o GesPública pelosegundo ano consecutivo. A outra companhia de saneamento que receberá oprêmio é a de Penápolis (São Paulo). O Ministério do Planejamentoconfirmou que o presidente Lula fará a entrega do prêmio no dia 24 denovembro, em Brasília.

 

Mais reconhecimento noBrasil

     A Cagecetambém foi agraciada com o Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento(PNQS). Ao todo, três unidades de negócios foram reconhecidas, sendoduas na faixa ouro e uma na faixa bronze. A Cerimônia de entrega seráno dia 29 de novembro, em Belo Horizonte.

     Nos anosanteriores, a Cagece também alcançou troféus. Em 2008, na faixa bronzee, em 2009, nas faixas prata e bronze. Em 2010, as três unidadespremiadas foram a metropolitana norte (em Fortaleza), a unidade doBaixo e Médio Jaguaribe e a unidade da Bacia do Salgado, ambas noInterior.

     O Prêmiodestaca as organizações do setor de saneamento brasileiro queapresentaram as melhores práticas gerenciais e os melhores resultadosorganizacionais no decorrer do ano.

     Entre os focosde análise do Prêmio estão a utilização de referenciais comparativos(indicadores de desempenho), as práticas de gestão para interação com acomunidade do entorno e a forma de atendimento às solicitações dosclientes.

     ?A busca pelaexcelência em gestão tem sido uma tarefa cotidiana na Cagece. Serreconhecido no PQGF é algo extraordinário. Em onze anos de existênciado prêmio, apenas cinco organizações cearenses foram reconhecidas. Eapenas uma foi reconhecida duas vezes: a Cagece. Os desafios pelafrente são enormes, mas o reconhecimento no PQGF deve nos incentivar afazer ainda mais e a trabalhar arduamente para beneficiar a populaçãocearense e orgulhar o povo cearense?, afirma o presidente da Companhia,Henrique Vieira Costa Lima.

 

Mais reconhecimento noCeará

     Pela primeira vez, aCompanhia recebeu o troféu máximo do Prêmio Ceará de Gestão Pública(PCGP), conferido pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), nodia 05 de novembro. O PCGP tem por base o Modelo de Excelência emGestão Pública, similar ao Prêmio Nacional da Gestão Pública -PQGF.

     Apenas aCagece e o 40º Batalhão de Infantaria de Crateús receberam o troféu.Para o presidente da Cagece, Henrique Vieira Costa Lima, o período de2007 e 2010 representou a superação de muitos desafios na busca daexcelência. A Cagece tem o compromisso com a excelência em gestão paragerar saúde e qualidade de vida aos cearenses, afirma. Para VieiraLima, o prêmio reforça um dos valores da empresa, que é orgulho de serCagece. Para o presidente, o prêmio é o reconhecimento do trabalho detodos que fazem a instituição.

     O Prêmio CearáGestão Pública tem por finalidade reconhecer e premiar as organizaçõespúblicas cearenses que assumem o compromisso de mudança e realizam,continuamente, autoavaliação da sua gestão.

 

 

Ler 1491 vezes