Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Cagece entrega mais uma casa no Passaré

Cagece entrega mais uma casa no Passaré

Criado em Sexta, 26 Novembro 2010 11:35
A entrega faz parte do programa de indenização "Troca de casa por casa" realizado pela companhia onde há obras de sistema de esgotamento sanitário e em que é preciso fazer intervenção em áreas ocupadas.

A Costureira Virginia Lania Martinsrecebeu no dia 26 de novembro, às 9 horas, uma casa através doreassentamento do Projeto Sanear II. Virginia ganhou umimóvel com dois quartos, cozinha, banheiro, área com garageme até quintal.

Antes disso, a família, composta peladona da casa e dois filhos, morava em apenas um cômodo sembanheiro no Castelão. Para usar o banheiro, utilizavam a casa davizinha.

A nova residência, no Bairro Passaré,está realizando o sonho dos beneficiados, já que a novo lar ficapróximo à casa de parentes, o que facilitará o estreitamento de laçosfamiliares.

A escolha da nova moradia contou com oauxilio da equipe social da UGP Sanear II, da Cagece. O traslado damobília é realizado através de uma empresa de mudanças contratada pelacompanhia.

         A indenização foinecessária, devido à implantação das obras do sistema de saneamentobásico em execução na sub-bacia CE6. O PER indeniza através damodalidade troca de casa por casa as famílias cujos imóveis foramavaliados em até dezesseis mil reais. Casas acima desse valor têmindenização feita em dinheiro.  

 

Programa troca de casa porcasa

Nos anos 2009 a 2010, o projetoindenizou oitenta e três famílias através dessa modalidade. O novoimóvel é registrado no nome da mãe de família e/ou dos filhos do casal.A idéia começou a ser praticada em 2006, quando foi dado início àsegunda grande etapa de ampliação do esgoto de Fortaleza.

As obras irão elevar a cobertura deesgoto de 52% para 70% na capital cearense. O bairro Bom Sucessoencontra-se na sub-bacia SD6 que abrange também os bairros Parque SãoJosé, Vila Peri e Manoel Sátiro.

Antes da mudança, todas as famílias passam por oficinas onde sãotrabalhadas questões sociais e ambientais. Uma delas é a de orçamentodoméstico, oficina realizada em parceria a Universidade Federal doCeará (UFC). A Cagece também ministra curso de bombeiro hidráulico paraos homens da família.

No sistema de troca de casa por casa, a Cagece trabalha com váriasexigências. As novas residências não podem estar em área de riscoambiental, nem ter débitos (como água, luz ou IPTU). As moradias dedestino também devem ter condições de infraestrutura igual ou superioràs anteriores, possuir sistema de esgoto ou fossa séptica, ter acesso atransporte público e equipamentos sociais (escolas, postos de saúde,etc).

 

Ler 1751 vezes