Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Filme O Último Rastro estreou esta semana no Cine Ceará

Filme O Último Rastro estreou esta semana no Cine Ceará

Criado em Quarta, 11 Setembro 2013 10:24
Documentário O Último Rastro Documentário O Último Rastro Google images

Cagece patrocinou o documentário com 72 minutos de duração e que nos faz descobrir a saga da família Valadão, nos Inhamuns.

 

O filme O Último Rastro estreou, esta semana, no 23º Cine Ceará -Festival Ibero-americano de Cinema. O documentário foi patrocinado pela Cagece e dirigido por Marcus Moura. A produção conta a história de moradores dos Inhamuns cujo dom é rastrear pessoas ou bichos pelo Sertão. São homens simples, excelentes conhecedores da caatinga, capazes de seguir as mais difíceis pistas, mata adentro.

O foco do documentário é a família Valadão, uma das mais antigas e tradicionais famílias de rastreadores do sertão cearense. Mais particularmente, narra-se um grande feito de um dos integrantes do clã que auxiliou, nos anos 60, a polícia, ao desvendar o paradeiro do assassino do irmão do delegado Inácio Feitosa (futuro chefe da polícia do Ceará).

O filme mostra que o ofício não desapareceu com o cangaço e não se limita aos ainda vivos Zé Valadão, 94 anos, e Zé Grande, 100 anos. Também relata a fama dos rastreadores, de desafiar até as novas tecnologias, por meio de um conhecimento profundo da natureza. São 72 minutos de filmagem, tendo como cenário a região dos Inhamuns. Moura também realizou em 2006, o documentário “Os Profetas da Chuva”, dentro dessa mesma temática do Sertão.

Ler 1866 vezes Última modificação em Quarta, 11 Setembro 2013 11:05