Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Um km de tubos de esgoto será recuperado de forma não destrutiva

Um km de tubos de esgoto será recuperado de forma não destrutiva

Criado em Terça, 07 Maio 2013 08:16
Logomarca da Cagece Logomarca da Cagece

Cagece utiliza tecnologia de forma pioneira na América do Sul. O método evita grandes escavações na recuperação de tubulação de esgoto da Avenida Leste Oeste.

A Cagece iniciou, ontem, dia 6, a sinalização da via para começar a recuperação de 1.000 metros de tubulação que fazem parte do Interceptor Oceânico Oeste. O serviço será pelo método não destrutivo, em que será evitado, ao máximo, a escavação e a interdição da via. Nesse diâmetro de tubos, a Cagece está sendo pioneira na tecnologia utilizada, na América do Sul. Serão investidos R$ 12,2 milhões, com recursos do Governo do Estado do Ceará. A intervenção será realizada na Avenida Presidente Castelo Branco (Av Leste Oeste).

No período de 15 a 30 de junho, o serviço será interrompido, para não prejudicar a circulação dos veículos, durante a realização da Copa das Confederações. Em seguida, a intervenção será retomada com previsão de término para final de outubro de 2013.

Durante a obra, ficarão interditadas as faixas que margeiam o canteiro central, nos dois sentidos de tráfego, entre a Rua Filomeno Gomes e a Avenida Pasteur. A obra será realizada de dia e de noite, sendo concentrado o trabalho com os maiores equipamentos no período noturno, para interferir o menos possível no trânsito.

A tecnologia pioneira na América do Sul, a ser utilizada pela Cagece, chama-se CIPP, abreviação para o inglês cured-in-place pipe. O método confere resistência estrutural à tubulação, além de proteção contra ataques químicos comuns na presença de esgoto.

O interceptor é uma tubulação, em manilhas de concreto armado, com diâmetro de 1.750 mm, situada em uma profundidade de 5 a 9 metros. A recuperação objetiva prevenir transtornos à população, reabilitando uma tubulação já desgastada, com um material inerte à ação dos gases do esgoto.

O Interceptor Oeste integra o Sistema de Disposição Oceânica de Esgotamento sanitário e tem por objetivo transportar os esgotos gerados nas bacias de esgotamento, a ele interligadas, para a Estação de Pré-Condicionamento de Esgoto (EPC), situada na Avenida Leste-Oeste.

Ler 1833 vezes Última modificação em Quarta, 08 Maio 2013 11:37