Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Restos de caranguejo são encontrados na rede de esgoto de Fortaleza

Restos de caranguejo são encontrados na rede de esgoto de Fortaleza

Criado em Quarta, 12 Janeiro 2011 12:03
Em 2010, quase 10.000 toneladas de lixo foram retiradas da rede de esgoto de Fortaleza.

Em 2010, quase 10.000 toneladas de lixo foram retiradas da rede deesgoto de Fortaleza. Entre o material despejado de forma irregular hágalhos, retalho de roupa, comida e até restos de caranguejo

   A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) retiroumais de 9.320 toneladas de lixo da rede de esgoto de Fortaleza em 2010.Foram cerca de 776 toneladas por mês. O material, que é despejado deforma irregular na rede, provoca entupimento das tubulações, danificaequipamentos e causa extravasamento dos poços de visita. Com isso, hárisco de doença para a população pela exposição do esgoto nãotratado.
   Um dos pontos mais críticos de Fortaleza é a Praia doFuturo. A rede que atende à área recebe, constantemente, materialsólido que provoca entupimento das tubulações. Um lixo comum natubulação é o resto do caranguejo consumido na praia. Há, também,restos de comida, roupas, galhos e areia. Segundo o gerente demacrocoleta e tratamento de esgoto da Cagece, Hildel Freire, a areia daPraia do Futuro e do bairro Serviluz entra na tubulação tanto pela açãodo vento quanto pela ação do homem.
   Quando há entupimento, é preciso que um carro com jato deágua e sucção por vácuo faça a desobstrução. O restante do material quepassa é coletado nas estações elevatórias e de tratamento. Em seguida,o material sólido fica retido no tratamento preliminar, que consiste emgradeamento e caixa de areia. Posteriormente, o lixo é acondicionado emcaçambas e encaminhado ao aterro sanitário de Caucaia. Na estação detratamento é possível encontra resíduos de pneus, areia, roupas,plásticos, brinquedos, utensilios domésticos e restos de mobílias.

Ler 2426 vezes