Página Inicial Institucional Comunicação Artigos A cidade se prepara para as chuvas

A cidade se prepara para as chuvas

Criado em Segunda, 06 Fevereiro 2012 15:58

Vias alagadas viram preocupação constante quando chega o período chuvoso. Para a Cagece, o foco dos esforços nessa época é minimizar os transtornos à população, reforçando medidas de prevenção, como também intensificando ação de conscientização às pessoas para a utilização adequada dos sistemas de esgoto e drenagem.

No contexto da prevenção, a Cagece intensifica a limpeza de suas redes coletoras de esgoto, poços de visita, todas as 40 estações de tratamento de esgoto, além das mais de 80 estações elevatórias de esgoto. Além destas ações, a partir de março será iniciada a limpeza do Interceptor Leste, tubulação situada na Avenida Beira Mar. A estimativa é retirar cerca de 4 mil toneladas de sedimentos do seu interior - que não deveriam estar lá, num investimento de R$ 2,4 milhões.

Ações educativas também são importantes para ensinar como diferenciar os sistemas de esgotamento sanitário e drenagem pluvial, tendo em vista que, apesar de princípios de funcionamento serem parecidos, os objetivos são totalmente diferentes. As redes coletoras devem receber somente esgoto, que é líquido que contém resíduo da atividade humana; no caso de residências, águas de banheiros e cozinhas, juntamente com os dejetos. Vale ressaltar que antes de ser disposto no meio ambiente, estas águas devem passar por Estações de Tratamento, evitando assim, riscos de impacto ambiental e de saúde pública. Já o sistema de drenagem pluvial recolhe as águas de chuva que escoam superficialmente de quintais e ruas, realizando o transporte para mananciais, evitando assim, pontos de alagamentos. Neste sistema não se faz necessário tratamento da água.

Confundir esgoto e drenagem prejudica o meio ambiente, além de diminuir a qualidade de vida. Quando a água de chuva é direcionada à rede de esgoto, esta última transborda pelos poços de visita, junto com o efluente. Quando o lixo é colocado dentro do sistema de esgoto, ocorrem obstruções que ocasionam transbordamentos. Quando o esgoto dos banheiros vai para a rede de drenagem, acaba sem tratamento nos mananciais.

Portanto, além de fiscalizar o trabalho da Cagece a população deve ser parceira, fazendo a sua parte. Cada imóvel deve ser interligar devidamente à rede de esgoto e encaminhar água de chuva para o sistema de drenagem. Desta forma, garantiremos a eficácia do saneamento básico como instrumento promotor de saúde.

André Facó, diretor de Operações da Cagece

Ler 4098 vezes