Página Inicial Responsabilidade Social

Por meio da Gerência de Responsabilidade e Interação Social, a Cagece realiza o trabalho de conscientização da população com relação ao uso consciente da água e o bom trato ao meio ambiente. Confira as atuações da Companhia:

teatro bonecos

Teatro de Bonecos

O Programa Teatro de Fantoches busca promover a sensibilização para os problemas ambientais e uso racional da água, com uma metodologia lúdica que envolve todos os sentidos da criança, levando-os a interagir com os bonecos numa linguagem simples e adequada à sua faixa etária.

É um instrumento adequado para desenvolver um processo ativo e contínuo da promoção de mudanças de atitudes e comportamentos dos alunos e de suas famílias.

O público-alvo: crianças de 04 a 10 anos de idade.

O programa acontece por meio de apresentações em forma de espetáculo, onde os personagens principais são o Pingo e Gota D´Água na luta contra o desperdício e uso racional da água, no espetáculo Pingo e Gota D´Água contra o Desperdício.

Como personagens coadjuvantes temos os bonecos Gastão, Super Artur, e o Mosquito da Dengue.

Desde sua criação em 1999, até julho /2017 o Programa beneficiou 97.251 pessoas.

 

 

  

 

Reciclocidadesreciclocidades

Atuando desde 2009, Reciclocidades- Incentivo ao Talento que Recicla é um programa de Responsabilidade Social da Cagece, cujo objetivo é promover a inclusão social e a geração de trabalho e renda, através da reutilização/reciclagem de resíduos sólidos.

Atua por meio de oficinas socioeducativas e oficinas de reciclagem para confecção de peças artesanais para comercialização, como bolsas, bijuterias, tapetes, almofadas e cestarias.

Promove a formação de grupos produtivos, focados na reciclagem de material que seriam descartados no meio ambiente como: jornal, garrafas PET, retalhos de pano, revistas, cabos de vassouras, embalagens de tetra pack, lona vinílica, etc.

O público-alvo do programa são homens e mulheres acima de 16 anos, com baixa renda ou em situação de vulnerabilidade residentes na zona urbana.

Desde sua criação até julho /2017 o Programa beneficiou 9.570 pessoas.

 

 

 

  

 

conhecendo nossa cageceConhecendo Nossa Cagece

O "Conhecendo Nossa Cagece" é um programa realizado pela Companhia que consiste em visitas técnicas guiadas às principais estações de água e de esgoto.

O público-alvo são instituições de ensino, a partir do ensino médio e formadores de opinião.

Os participantes do programa têm a oportunidade de verificar in loco as etapas dos processos de produção da água e de tratamento de esgotos, além de obterem esclarecimentos sobre o uso correto dos sistemas implantados.

Como parte integrante do programa, também são realizadas palestras educativas com temas pertinentes à Companhia.

Durante todo o dia, os grupos formados por comunidades, escolas, condomínios, empresas, entre outros, visitam as estações de tratamento, o Laboratório de Controle de Qualidade da Água, o Centro Operacional e a Oficina de Hidrômetros da Cagece.

Tudo isso para saber qual o percurso feito pela água até chegar tratada e pronta para ser bebida em sua casa.

O Programa nasceu no ano de 2000, e em 2016 foram 2.664 pessoas

 

 

  

 

atleta cidadaoAtleta Cidadão

O Atleta Cidadão é um projeto realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza- PMF, cujo objetivo é proporcionar a prática de atividades físicas em espaço seguro e com acompanhamento profissional, buscando dessa forma, estimular a convivência social e formação cidadã, bem como modificar a realidade das crianças e jovens da comunidade circunvizinha do Pici, onde funciona a Unidade de Negócio da Bacia Metropolitana-UN-BME da Cagece.

Além da prática esportiva, com aulas de futebol de campo e futebol de salão são realizadas oficinas sociopedagógicas, objetivando o desenvolvimento social desses jovens, na faixa etária de 8 à 20 anos.

Além da prática de atividades físicas, promovemos atividades culturais e de lazer. O projeto comporta até 190 alunos.

Desde sua criação até Julho/2017 já foram sensibilizados 6.601 pessoas com o projeto.

No ano de 2016 tivemos em média 164 alunos, e em 2017 a média foi de 169 alunos.

 

 

 

  

 

capacitacaoPrograma de Capacitação e Inclusão Digital 

O Programa de Capacitação e Inclusão Digital é um programa de Responsabilidade Social da Cagece que é realizado em parceria com o SINE-IDT de Fortaleza.

Acontece por meio da oferta de cursos profissionalizantes de capacitação gratuitos. O treinamento é realizado com aulas práticas e teóricas, nas instalações da CAGECE, com fornecimento de material didático e com instrutores interno.

O público-alvo são membros da Comunidade em situação de vulnerabilidade social, com idade a partir de 16 anos e que tenha concluído o ensino fundamental.

O objetivo é desenvolver competências que permitam ao jovem ter oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

Os cursos ofertados são: Atendimento ao Cliente, Informática Básica, Excel Avançado, Hardware, Mecânica Básica, Eletricidade Básica, Bombeiro Hidráulico, Auxiliar Administrativo, Pintura Industrial e Redação Oficial e Comercial, Técnica de Negociação e Vendas.

De 2016 ate Julho de 2017 já foram ofertados 2.105 vagas e 1.536 pessoas certificadas.

 

 

  

 

educacao saudePrograma Socioambiental de Educação e Saúde – PSAES

O PSAES tem como objetivo conscientizar a população acerca do uso racional da água, do uso adequado do sistema de esgotamento sanitário, da função da rede de drenagem, do destino final dos resíduos sólidos e a sua relação cíclica com o meio ambiente, com especial ênfase na importância da interligação domiciliar ao sistema de coleta de esgoto para a preservação ambiental e promoção da saúde pública.

Em 2016 foram realizadas 75.375 visitas de sensibilização para interligação ao sistema de esgotamento sanitário.

Somam-se em 30 os municípios que sofreram intervenção da equipe social para visitas de notificação e sensibilização durante o ano de 2016 foram: Alcântaras, Aracati, Barbalha, Barroquinha, Bela Cruz, Bitupitá, Coreaú, Deserto, Fortaleza, Forquilha, Frecheirinha, Itapipoca, Itarema, Jericoacoara, Jijoca, Juazeiro do Norte, Lagoinha, Maranguape, Ocara, Paracuru, Paraipaba, Paramoti, Pecém, São Gonçalo, São Benedito, São Luis do Curú, Quixadá, Tianguá, Trairi e Uruoca.
Comunidade Cidadã

O evento é realizado semestralmente no Centro de Convivência da Cagece, bairro Pici, onde está localizada a Unidade de Negócio da Bacia Metropolitana UN BME.

O objetivo é possibilitar aos moradores da vizinhança do Pici o acesso a informações e serviços que visem o bem-estar social da comunidade.

Durante a ação, a Cagece leva informações sobre os seus serviços, distribui material educativo sobre o uso consciente da água com dicas de combate ao desperdício de água que podem ser adotadas no dia a dia.

Ocorreram corte de cabelo, oficinas do programa Reciclocidades, atendimento comercial, vacinação, jogo de tabuleiro com o tema da campanha “Todos pela Água”.

No ano de 2016 foram sensibilizadas 800 pessoas e beneficiadas diretamente 190.

   

esporte lazer cidadePrograma Esporte e Lazer da Cidade – PELC

A Cagece é parceira do Governo do Estado do Ceará no programa PELC- Programa Esporte e lazer da Cidade criado pelo Ministério do Esporte.

O Centro de Convivência, onde funciona a Unidade de Negócio da Bacia Metropolitana-UN-BME da Cagece, funciona com um dos núcleos do PELC nas imediações do Pici.

O objetivo de proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer, estimulando a convivência social mostrando que o esporte e o lazer devem ser tratados como políticas e direitos de todos.

Funciona com aulas de zumba, recreação e lazer para crianças, jovens e adultos.

Público Alvo: crianças, jovens, adultos e idosos, incluindo pessoas com deficiência.

Em 2016 foram beneficiadas 166 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, com o programa.

 

 

 

 

  

todos pela aguaCampanha Todos Pela Água

Em virtude do quinto ano consecutivo de seca enfrentado pelo estado do Ceará, o Governo do Estado do Ceará, juntamente a Cagece e outros órgãos parceiros, criou a Campanha “Todos pela Água” para alertar a população sobre a atual crise hídrica do estado e sensibilizá-los a utilizar a água de modo econômico e racional a fim de adiar a implantação de manobras de racionamento em Fortaleza e região metropolitana até a próxima quadra chuvosa.

A Campanha iniciou no segundo semestre de 2016 e colaborou para a Gerência de Responsabilidade e Interação Social (GERIS) intensificar as suas ações de educação ambiental por meio de uma marcante presença nos equipamentos públicos educacionais, eventos de grande visibilidade e alto impacto populacional assim como em outras instituições que demandassem ações com foco na economia de água.

Como ações pertencentes à Campanha, de setembro a dezembro de 2016 foram realizadas 555 palestras educativas, 117 apresentações extras de Teatro de Fantoches; participamos de 107 eventos socioeducativos, nos quais foram distribuídos os materiais da campanha (botons, adesivos para carros, cartazes, adesivos para banheiro, folders e cartilhas) e apresentados os mascotes Pingo, Gota e Super A.

No total foram 313.561 pessoas sensibilizadas.

 

 

 

   

 

pingo gotaApresentação dos Mascotes Pingo, Gota D´Água e Super A

O objetivo da presença dos Mascotes Pingo, Gota d´Água e o Super A é chamar a atenção em eventos onde o tema principal seja o cuidado e o uso racional da água.

São bonecos em tamanho grande, no formato de pingo e gota de água, e o super herói, o Super A.

O programa acontece por meio de apresentações dos bonecos, que trabalham mais em contado com o público e fazem teatro mudo.

Podem se locomover por pequenas distâncias, e de preferência, em ambiente com refrigeração para maior conforto, e local apropriado para haver a troca de roupa dos bonecos.

O público-alvo é a população em geral.

 

 

 

 

   

voluntariadoVoluntariado

Instituído na Cagece no ano de 2009 e coordenado pela Gerência de Responsabilidade e Interação Social (Geris).

O Programa Voluntariado tem como objetivo incentivar ações voluntárias por parte dos colaboradores, bem como promover a política de responsabilidade social, através de ações que aproximem a companhia de entidades e/ou comunidades beneficiadas.

Nele são disponibilizadas 4(quatro)horas/mês, no horário do expediente, para que o colaborador desenvolva atividades de voluntariado em instituições cadastradas.

Como forma de incentivar o colaborador interno a praticar o Voluntariado sem sair da empresa, promovemos a campanha “Seu Cupom vale uma Nota” com a arrecadação de notas fiscais por meio de urnas que são disponibilizadas.

Além disso, toda sexta-feira é feita a Ação Voluntária de Digitação de Notas Fiscais numa sala de treinamento com computador e sistema da SEFAZ instalado.

As instituições com projetos cadastrados na SEFAZ recebem o crédito de 0,5% do valor de cada Nota ou Cupom Fiscal digitado.

Fazem parte do programa organizações não-governamentais, instituições filantrópicas, projetos sociais e movimentos sociais.

Atualmente estão cadastradas 34 instituições na Capital e 56 no Interior.

 

 

 

sorriso largo

Campanha Sorriso Largo

A Campanha Sorriso Largo visa arrecadar Brinquedos para serem doados para crianças atendidas por entidades e projetos sociais na cidade de Fortaleza e Região Metropolitana.

A Cagece é parceria da Campanha, que é coordenada pela Caixa Econômica Federal do Ceará, disponibilizando suas lojas para arrecadar brinquedos juntos aos seus clientes, e também com campanha interna para os colaboradores internos doarem.

No ano de 2016 a Cagece arrecadou 1.989 brinquedos.

Ler 2668 vezes Última modificação em Quinta, 21 Dezembro 2017 11:37