Página Inicial Responsabilidade Social
×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 458

Por meio da Gerência de Responsabilidade e Interação Social, a Cagece realiza o trabalho de conscientização da população com relação ao uso consciente da água e o bom trato ao meio ambiente. Confira as atuações da Companhia:

Teatro de Bonecos

Untitled 1

O Teatro de Bonecos da Cagece foi criado em 1999 e segue, até hoje, atuando na capital e no interior do Ceará. Durante os encontros, as crianças assistem a peça "Pingo e Gota no Esquadrão Contra o Desperdício", aprendendo de forma lúdica formas de como utilizar conscientemente a água e vitar o desperdício. Para dar suporte às apresentações, são distribuídas cartilhas com diversas dicas, tornando aquelas crianças multiplicadoras de bons hábitos entre os amigos e familiares.

 

Reciclocidades

Untitled 2

Atuando desde 2009, o Reciclocidades é um programa de responsabilidade socioambiental da Cagece que apoia e promove a formação de grupos produtivos, focados na reciclagem e comercialização dos produtos. O objetivo é apresentar, à moradores de comunidades que apresentam índices de desenvolvimento mais baixo, ferramentas que lhes dêem capacidade de geração de renda, emprego e inclusão social. Os grupos produtivos trabalham na confecção de materiais a partir da matéria-prima reciclada, respeitando a cultura local e o perfil socioeconômico da região.

Durante o todo o processo, os participantes recebem aulas práticas e teóricas e adquirem conhecimento em coleta seletiva, descarte correto do lixo, reciclagem, firmação de parcerias e estímulo à formação de cooperativas, além de receber um acompanhamento contínuo da Companhia.

 

Conhecendo Nossa Cagece

Untitled 3

Criado em 2000, o Projeto “Conhecendo Nossa Cagece” tem o objetivo de levar conhecimentos sobre o uso responsável da água e também mostrar à população, com o apoio de visitas guiadas, os principais equipamentos da Companhia na capital, além de apresentar a qualidade dos serviços prestados pela Cagece e sua importância para a sociedade. Os participantes entram em contato não somentes com os espaços físicos da Cagece, mas também conversam com especialistas que trabalham em cada estrutura sobre o cotidiano e funcionamento das principais estruturas.

Dentre os empreendimentos presentes na programação estão a Estação de Tratamento de Água do Gavião (ETA Gavião), Estação de Tratamento de água ETA Oeste, Laboratório Central da Cagece e a Estação de Pré-Condicionamento de Esgoto (EPC).

 

Atleta Cidadão

Untitled 4

O atleta Cidadão é uma parceria entre a Cagece e a Prefeitura de Fortaleza que tem como objetivo democratizar o acesso ao esporte. Além das escolinhas de diversos esportes (como futsal, vôlei, futebol de campo e rugby), os participantes têm a oportunidade de trabalhar a reflexão sobre a autoestima através de oficinas sociopedagógicas. Nos encontros, os participantes conversam sobre respeito, amizade, união, preconceito e outros assuntos que incentivam e ajudam a melhorar a convivência com o próximo no projeto e no cotidiano. As crianças e adolescentes (de 8 a 20 anos) que participam do projeto precisam estar regularmente matriculados na escola para o ano letivo. A Cagece cedeu o espaço de seu Centro de Convivência, no Pici, além de disponibilizar educadoras que ministram oficinas psicopedagógicas.

 

Cursos profissionalizantes 

Untitled 5

Mensalmente, a Cagece oferece cursos profissionalizantes gratuitos para a comunidade. O objetivo é capacitar a população para o mercado de trabalho. Dentre os cursos já oferecidos pela Companhia estão Atendimento ao Cliente, Bombeiro Hidráulico, Pintura Industrial, Hardware, Mecânica Básica e Eletricidade Básica. Para realizar um dos cursos, o candidato deve procurar uma das sedes do Sistema Nacional de Emprego (Sine) associadas e receber uma carta de encaminhamento, um dos documentos obrigatórios que o candidato deverá levar para a sede da Cagece no momento da matrícula. Além da carta de encaminhamento, é necessário ter no mínimo 16 anos e apresentar comprovação de conclusão do ensino fundamental, identidade, CPF e comprovante de residência. Na foto, um dos espaços da Unidade da Cagece no Pici destinados à aulas práticas dos cursos. 

 

Equipe Social 

Untitled 6

A Equipe Social da Cagece realiza visitas em diversas casas da capital e do interior, apresentando dicas de economia e estimulando na população o uso responsável da água. As visitas são contínuas e foram intensificadas com a campanha "Água: trate com carinho". Em 2014, as equipes da Cagece visitaram 56.010 residências, sensibilizando 280.050 pessoas contra o desperdício de água.

 

Comunidade Cidadã

Untitled 7

Com a intenção de se ampliar a luta por uma cidadania mais digna, a Cagece, em parceria com Organizações Governamentais (OGs) e Não-Governamentais (ONGs), realiza o Comunidade Cidadã, Projeto criado para as famílias do bairro Pici,  no entorno da Unidade da Companhia. Através de encontros, palestras, cursos, oficinas e rodas de conversa, são desenvolvidas ações de  prestação de serviços e exposição de temas variados que possam proporcionar a integração, a socialização e o acesso à cidadania, além de contribuir para a promoção social e o bem estar da comunidade.

Ler 2293 vezes Última modificação em Segunda, 10 Agosto 2015 15:01