Página Inicial Institucional Comunicação Notícias Tecnologia pioneira de recuperação de tubos será apresentada

Tecnologia pioneira de recuperação de tubos será apresentada

Avalie este item
(0 votos)
Obra de esgoto na Avenida Leste Oeste Obra de esgoto na Avenida Leste Oeste Foto: Antônio Carlos

Empresa contratada pela Cagece vai apresentar passo a passo o método não destrutivo para recuperação de tubulações, que irá ser utilizado na Avenida Leste Oeste.

 

O método não destrutivo utilizado para reabilitação de tubulações será apresentado, amanhã, dia 16, de 13h30min a 15h30min, na sede da Cagece, a uma plateia de engenheiros e técnicos. A tecnologia vai ser utilizada em obra da Cagece na Avenida Leste e é pioneira na América Latina, no diâmetro de 1.750 mm.

Responsáveis da empresa contratada pela Cagece ministrarão a palestra demonstrando a aplicação do método em Fortaleza. A tecnologia será explicada passo a passo, por meio de slides. A técnica já está sendo utilizada em diâmetros menores em São Paulo e já é comum na América do Norte e na Europa.

A intervenção da Cagece que utiliza o método está sendo realizada na Avenida Leste Oeste, em um primeiro trecho, entre a Rua Álvaro de Alencar e Rua Dom Hélio Campos. A obra tem previsão para terminar em outubro de 2013, recuperando 1.000 metros de tubos de esgoto, do interceptor Oeste. Serão investidos R$ 12,2 milhões, com recursos do Governo do Estado do Ceará.

Uma das vantagens da tecnologia é dispensar a interdição completa da via, já que não necessita de escavação de valas. Desta forma, durante a obra, ficarão interditadas apenas as faixas que margeiam o canteiro central, nos dois sentidos de tráfego.

A tecnologia chama-se CIPP, abreviação para o inglês cured-in-place pipe. O método confere resistência estrutural à tubulação, além de proteção contra ataques químicos comuns na presença de esgoto.

SERVIÇO:

O que: apresentação do método não destrutivo para reabilitação de tubulações.

Quando: Dia 16, de 13h30min a 15h30min.

Onde: na sede da Cagece – Avenida Lauro Vieira Chaves, 1030, Vila União.

Ler 897 vezes Última modificação em Quinta, 16 Maio 2013 13:41